terça-feira, 1 de setembro de 2015

Os Segredos que Estão Dentro de Nós – 2ª parte

Enos Orando




 http://osmormons.com/os-segredos-que-estao-dentro-de-nos-2a-parte/

A Descoberta de Si Mesmo

Gosto muito daquela estória onde os deuses estavam discutindo onde esconderiam o segredo da vida. Uns diziam para se esconder o segredo nas profundezas do mar, onde seria muito difícil para o homem mergulhar. Outros argumentavam que era melhor colocar o segredo da vida no mais profundo espaço sideral, numa galáxia bem distante. Mas outro, com sabedoria, disse para esconderem o segredo da vida no lugar onde o homem jamais o procuraria: no mais íntimo do seu próprio ser.
É lá então, que devemos procurar os maiores “segredos da vida”.
E como podemos fazer isso? Como podemos nos conhecer melhor? Estou fazendo isso nesse exato momento: escrevendo. Escrever a respeito de si mesmo é uma das mais eficientes maneiras de se conhecer.
Comece escrevendo um diário. Pode ser num caderno ou no seu  computador pessoal. Se não gosta de escrever, grave numa fita. Vá escrevendo o que você acha de si mesmo. Escreva como se você estivesse vendo você de fora, como se você fosse outra pessoa.
Seja o mais  imparcial que puder. Não se preocupe com erros de ortografia, nem se está ficando compreensível ou não. Apenas escreva. Escreva constantemente.
Depois de algum tempo escrevendo, de vez em quando leia um pouco do que você escreveu. Você vai se surpreender como o seu conhecimento de si mesmo aumentou.
Não escreva coisas íntimas demais, para que esse diário não seja uma arma, se for lido por outra pessoa. Não há necessidade de se escrever seus “pecados”- apenas seja sincero em reconhecer que “numa certa ocasião fui um verme, e prejudiquei um amigo meu. Vou tentar não agir mais assim”. Também seja honesto, e escreva que “ontem eu ajudei fulano que estava numa situação financeira terrível. Aconselhei-o o melhor que pude, e ele viu uma luz no fim do túnel, e ficou mais aliviado”.
O diário é uma das maneiras de se autoconhecer. Existem muitas outras. A meditação é outra maneira. Relaxamento e meditação.
As religiões e muitas filosofias são muito eficientes em praticar a meditação e relaxamento. Algumas usam plantas, outras usam a música, outras usam a neurolinguística ou hipnose.
Essas são apenas algumas das maneiras de se obter relaxamento e meditação. Mas você pode descobrir o que é melhor para você, através de oração pessoal.
De alguma maneira, se você se esforçar e buscar realmente  o que é melhor para o seu autoconhecimento, você será guiado para algum lugar apropriado, lerá um livro proveitoso a respeito, ou alguém o convidará para “assistir uma palestra”. Esteja atento às respostas que o Criador lhe enviará.
Sim, existe um Criador que se preocupa com você, apesar de morarmos num pequeno planeta da Via Láctea, que é uma das bilhões de galáxias que existem somente no universo atualmente conhecido.
E como orar? Apenas abra seu coração e converse com seu Pai que está nos Céus. Ele ouvirá suas súplicas, você pode estar certo, e a resposta virá de alguma forma. Esteja atento, e você sentirá em seu íntimo quando a resposta chegar. Por que não tentar? O que você tem a perder com isso?
Não estamos sós, pode acreditar nisso!

(Luiz Polito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário