segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O Arrebatamento dos Justos

O Arrebatamento dos justos será ANTES ou DURANTE a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo?
Falando do futuro Arrebatamento dos Justos, Jesus Cristo disse que:
Como aconteceu nos dias de Noé, assim também se dará por ocasião da chegada do Filho do homem.
Porque nos dias que antecederam ao Dilúvio, o povo levava a vida comendo e bebendo, casando-se e oferecendo-se em matrimônio, até o dia em que Noé entrou na arca, e as pessoas nem notaram, até que chegou o Dilúvio e levou a todos.
Assim ocorrerá na vinda do Filho do homem. 
Dois homens estarão na lavoura: um será arrebatado, mas o outro deixado. 
Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será arrebatada, a outra ficará para trás”(1).
O Apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos Tessalonicenses, escreveu a respeito do arrebatamento, um acontecimento que ele, Paulo, e os santos de sua época, acreditavam que se daria ainda no tempo deles.
Ninguém sabia e nem sabe o dia e a hora da Segunda Vinda de Jesus Cristo: somente Deus sabe- portanto, nem os Apóstolos antigos sabiam…
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”(2)
Baseando-nos somente nessas duas Escrituras do Novo Testamento, temos a impressão que o Arrebatamento ocorrerá muito próximo ou durante a Segunda Vinda do Senhor.
Vamos ver agora algumas outras Escrituras que poderão nos dar uma ideia diferente.
Todos nós conhecemos a parábola do Joio e do Trigo, que está no Novo Testamento.
O que poucos conhecem é a Versão Inspirada de Joseph Smith para essa parábola.
Joseph Smith estava fazendo uma tradução da Bíblia, mas devido ao seu martírio em 1844, ele não chegou a concluir o seu trabalho. Alguns trechos dessa tradução feita por ele felizmente chegaram até nós.
Este é o caso da parábola do Joio e do Trigo.
Vamos ver primeiro a parábola do Joio e o do Trigo como está na Bíblia que todos os cristãos conhecem:
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.

Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro ojoio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”. (3)
Nessa tradução, portanto, é retirado primeiro o Joio (ou seja, os iníquos) e depois o Trigo (os justos) são reunidos e levados até onde está o Senhor.
Na Versão Inspirada de Joseph Smith, porém, é dito que o TRIGO será retirado primeiro, e o JOIO será deixado na terra para sofrer os últimos e mais terríveis dias.
25 E os servos do titular da casa veio e disse-lhe: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? donde, pois, (veio)o joio?
26 Ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso.
27 E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
28 Mas ele disse: Não; para vós não arranqueis também o trigo com ele.
29 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro otrigo no meu celeiro; e o joio será amarrado em feixes para ser queimado.” (4)
Isso muda tudo, no que diz respeito ao Arrebatamento, porque nesta Versão Inspirada, os justos serão arrebatados e levados a um lugar seguro, enquanto os iníquos ficarão na Terra durante a Grande Tribulação.
Faz todo sentido os justos não terem de passar os piores momentos deste planeta, quando as tribulações serão tão grandes e terríveis, que…
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.” (5)
Uma outra Escritura moderna, de Doutrina e Convênios, também diz que o trigo será retirado primeiro, enquanto o joio será deixado para ser queimado:
Eis que em verdade vos digo: Os anjos estão clamando ao Senhor dia e noite, pois estão prontos e esperando para ser enviados a ceifar os campos;
Diz-lhes, porém, o Senhor: Não arranqueis o joio enquanto a folha estiver ainda tenra (pois em verdade vossa fé é fraca), para que não destruais também o trigo.
Portanto deixai que o trigo e o joio cresçam juntos até que a colheita esteja completamente amadurecida;então colhereis primeiramente o trigo dentre o joio e, depois da colheita do trigo, eis que o joio será amarrado em feixes e o campo estará pronto para ser queimado.” (6)
No cinema, o tema do Arrebatamento foi levado às telas em vários filmes.
Tem a trilogia Left Behind “Deixados Para Trás”,de 2002, (onde no primeiro filme da trilogia se fala do Arrebatamento), e tem também o filme de 2014, com Nicolas Cage, remake de “Left Behind”, (que foi traduzido para “Apocalipse” em português) onde também se aborda o tema do arrebatamento.
Claro que mais importante do que saber como e quando vai ser o arrebatamento, é se estar preparadoquando acontecer…
Referências Usadas
  1. Mateus 24:37-41
  2. I Tessalonicenses
  3. Mateus 13:24-30
  4. Versão inspirada, Mat.13, (tradução livre do inglês).
  5. Mateus 24:22
  6. Doutrina e Convênios 86:5-7
 (Luiz Polito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário