segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Livros de Auto-Ajuda Ajudam Mesmo?

http://osmormons.com/livos-de-autoajuda-ajudam-mesmo/
autoajuda

Quantos escritores vivem, hoje em dia, ganhando dinheiro com livros de Auto-Ajuda? Será que esses livros realmente ajudam as pessoas a melhorarem sua saúde, alcançarem maior prosperidade financeira, fama ou sucesso no amor?


Eu trabalho com livros usados. Vivo no meio de livros, literalmente! Temos um acervo de quase 20 mil livrosLi muitos livros de Auto-Ajuda. Li muitos livros religiosos. Li (ou pelo menos folheei) livros de tudo quanto é assunto. Têm livros que nunca pensei que fosse possível que existissem, de tão diferente (ou interessante) que é o assunto deles!
Tenho uma visão muito positiva com respeito ao ato de se ler, (livros positivos, jornais, romances, quadrinhos, etc) pois quem lê, realmente, tem mais chance de ser feliz ou ter sucesso na vida (lembrando que a definição desucesso varia de pessoa para pessoa).
Quando digo ler , refiro-me ao ato de assimilar um conteúdo produzido por algum autor que, se tivermos sorte, terá sido inspirado. Pode ser livro de papel, livro digital (e-book) ou livro falado (áudio-livro).
E quanto aos livros de Auto-Ajuda: eles ajudam mesmo? Será que muita gente já ficou rica com a descoberta de “O Segredo” e a sua “lei de atração”?
Ou com o livro “1001 Maneiras de Enriquecer”? Certamente os autores ficaram  ricos, mas será que os milhões de leitores melhoraram realmente de vida (mesmo que não tenham ficado ricas)?
Hoje em dia, (e antigamente também), os escritores de Auto-Ajuda usam(e usavam) muito versículos da Bíblia, e fazem (e faziam) interpretações convenientes para confirmarem seus pontos de vista.
Só que tais escritores que usam a Bíblia, normalmente não acreditam de verdade que a Bíblia é um livro de Escritura Sagrada. Eles a usam como um livro que tem muita coisa boa e inspirada, escrita por muitos homens sábios.
Tais escritores estão certos de que a Bíblia foi escrita ou narrada por homens sábios, mas a Bíblia é muito mais que isso.
A Bíblia é um livro de Escritura que presta testemunho do Criador, e exorta a todos os seus leitores a que aceitem a Deus como legítimo governante de nossas vidas.
Aí é que “pecam” a maioria dos escritores de Auto-Ajuda, em não incluírem no seu discurso de “pensamento positivo” ou “lei de atração”,o fato de  que quem governa esse Universo é o Criador, e que a fé Jesus Cristo é que  realmente é a coisa mais importante que existe. E que somente quem vive as leis eternas que o Criador estabeleceu, poderá  ser feliz de verdade, e alcançar a coisa de maior valor: a vida eterna.
Voltando, portanto, à pergunta original:
OS LIVROS DE AUTO AJUDA AJUDAM MESMO? A  resposta é sim, ajudam, mas poderiam ajudar muito mais (se incluíssem um testemunho pessoal dos autores da existência de Deus e de Suas leis eternas).
Por que qualquer livro de Auto-Ajuda funciona? Simplesmente porque qualquer livro de Auto-Ajuda estimula nosso cérebro a pensar positivamente, e esse pensamento positivo realmente tem poder para atrair coisas boas- pois os semelhantes se atraem.
Quem não lê, não ouve músicas boas, não se interessa em buscar sabedoria, provavelmente acabará se tornando uma pessoa amarga e negativa, um tipo de pessoa da qual ninguém quer ficar perto…
Ao contrário, todos os que leem, ouvem música boa, procuram sabedoria, oram ao Criador, praticam bons atos – são pessoas iluminadas, e têm muito mais chance de serem felizes embora não sejam- e nem querem- muitas delas, ficar ricas financeiramente. Para tais pessoas humildes, ter o suficiente para se ter uma vida confortável, basta. O mais importante para elas é serem ricas espiritualmente.
“Rico é quem tem a vida eterna”, conforme podemos ler em Doutrina e Convênios, 14:7!
Nada é maior do que se obter a vida eterna, porque a promessa do Eterno é de que tudo o que Ele tem, ele repartirá generosamente com todos os que se esforçam sinceramente para alcançar a Vida Eterna
(Luiz Polito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário